fbpx

Você está cansado de andar de ônibus, precisa ir e ir com rapidez? Ou tem o seu carro, mas precisa de economizar no combustível e ter mais agilidade e, por isso, quer adicionar a categoria A na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

Então, a autoescola Educamais é o lugar! Nós iremos apresentar a você a documentação necessária e as etapas que você precisa cumprir para dar entrada no seu processo e conquistar a sua CNH de Moto.

Vale lembrar que o processo é diferente para quem vai tirar a primeira CNH e para quem quer adicionar a categoria A (de moto) na sua Habilitação. Mas, não se preocupe, iremos detalhar todos os passos para você.

Antes de tudo, tenha cuidado ao escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC) ou Autoescola. O CFC será o responsável por auxiliar e preparar você durante todo o processo. Portanto, é muito importante fazer uma boa escolha para que não tenha problemas durante o caminho e, mais importante do que isso, para que você tenha uma ótima formação e seja um motorista consciente e responsável. Veja abaixo Dicas Importantes para auxiliar você na sua escolha.

 

Para quem vai tirar a 1ª CNH de Moto:

De acordo com o Art.140 do CTB, os candidatos a Primeira Habilitação devem apresentar os seguintes requisitos:

1º – Ser maior de 18 (dezoito) anos;

2º – Saber ler e escrever;

3º – Possuir Carteira de Identidade ou equivalente; e

4° – Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

 

Estando tudo ok, vamos para os passos…

 

1º PASSO – O candidato deverá irá até o Detran de sua Cidade e apresentar:

– Original e cópia do Documento de Identificação;

– Original e cópia do Cadastro da Pessoa Física (CPF); e

– Original e cópia do Comprovante de Residência.

 

       OBS¹: Nos casos em que o comprovante de residência esteja em nome dos pais, filhos ou cônjuge, o interessado deverá comprovar o parentesco através de original e cópia de documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento e/ou documento que comprove a união estável.

 

        OBS²: Caso o candidato resida com terceiros (parentes, amigos, outros), será necessário apresentar em nome do titular com o qual reside: um comprovante de residência (original e cópia) e uma declaração de residência assinada pelo titular, garantindo que o requerente reside naquele domicílio.

 

Na hora de dar entrada no seu processo, começar a preparação e realizar os exames necessários. Neste momento será realizada:

– A digitalização de documentos e captura da foto do condutor;

– O candidato deverá se dirigir a uma agência bancária para efetuar o pagamento das taxas;

– Você irá realizar os exames Médico e Psicológico no local, horário e data agendado;

 

2º PASSO – Matricular-se em uma Autoescola para ter aulas teóricas (que serão explicadas pelo centro) e fazer a prova teórica, que deverá ser agendada pelo próprio CFC.

 

Após ser aprovado na prova teórica, você deverá fazer aulas de direção, também em um CFC, que também se encarregará de marcar a prova prática.

 

        OBS: Vá para a prova prática quando estiver seguro e tranquilo ao volante. Caso sinta necessidade, converse com o CFC para realizar aulas extras até você se sentir bem e confiante para o exame.

 

Após aprovado em todos os exames e respeitado o prazo do processo (12 meses), o candidato receberá a permissão para dirigir.

Ah, você não receberá a sua CNH definitiva no fim do processo da primeira habilitação. Você receberá a permissão para dirigir e para que você possa ter direito a sua CNH definitiva, você não poderá ter cometido, no prazo de 1 ano, nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Após cumprir o tempo e os requisitos necessários, você poderá dar entrada na retirada da sua CNH definitiva.

Para isso, você deverá dirigir-se aos locais de atendimento do DETRAN da sua cidade, levar a documentação necessária (que você poderá saber entrando em contato na Central de Atendimento do DETRAN estadual), conferir o formulário e dirigir-se ao banco para efetuar o pagamento da taxa.

É importante destacar que quem quer tirar CNH categoria AB (carro e moto), o processo é praticamente o mesmo. A diferença é que o valor e que o candidato deverá ter aulas práticas e realizar prova prática de carro e moto.

 

Para quem tem CNH Categoria B e quer adicionar a Categoria A

Para quem já tirou a Habilitação para carro e quer ter uma nova Habilitação com a permissão para dirigir moto, o processo é mais rápido. Para isso, o candidato, além de preencher os requisitos para a primeira Habilitação, terá que possuir a sua CNH.

Para dar entrada no processo, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos no Detran de sua cidade:

– Original do documento de identificação;

– Original da CNH; e

– Original e cópia do comprovante de residência ou fazer declaração de residência.

 

Lá ocorrerá:

– Apresentação da documentação necessária e checagem das informações do formulário;

– Será realizada a digitalização e captura da foto;

– O candidato deverá se dirigir a uma agência bancária para efetuar o pagamento das taxas;

– E realizar os exames médicos necessários;

 

        OBS¹: Nos casos em que o comprovante de residência esteja em nome dos pais, filhos e côjuge, o interessado deverá comprovar o parentesco através de original e cópia de documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento e/ou documento que comprove a união estável.

        OBS²: Caso o cliente resida com terceiros (parentes, amigos, outros), será necessário apresentar em nome do titular com o qual reside: um comprovante de residência (original e cópia) e uma declaração de residência assinada pelo titular, garantindo que o requerente reside naquele domicílio.

Após este momento, deverá se dirigir ao CFC credenciado pelo DETRAN/RN para fazer o curso de formação prática de 15h/aula (como você já fez as aulas e a prova teórica no processo da primeira habilitação, não será necessário realizar novamente). O CFC se encarregará de marcar a sua prova prática.

 

Este artigo foi feito pensando em ajudá-lo em todo esse processo de retirada da sua CNH de moto. Por isso, se ele tiver sido importante para você, compartilhe-o com os seus amigos e ajude-os a também a ter sucesso na retirada da sua CNH de Moto.

 

plugins premium WordPress