fbpx

Quer tirar sua carteira de motorista – CNH para moto? Nós podemos ajudar!

 

De acordo com o Art.140 do CTB, os candidatos a Primeira Habilitação devem apresentar os seguintes requisitos:

1º – Ser maior de 18 (dezoito) anos;

2º – Saber ler e escrever;

3º – Possuir Carteira de Identidade ou equivalente; e

4° – Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

Estando tudo ok, vamos para os passos..

 

1º PASSO – O candidato deverá irá até o Detran de sua Cidade e apresentar:

– Original e cópia do Documento de Identificação;

– Original e cópia do Cadastro da Pessoa Física (CPF); e

– Original e cópia do Comprovante de Residência.

 

       OBS¹: Nos casos em que o comprovante de residência esteja em nome dos pais, filhos ou cônjuge, o interessado deverá comprovar o parentesco através de original e cópia de documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento e/ou documento que comprove a união estável.

 

        OBS²: Caso o candidato resida com terceiros (parentes, amigos, outros), será necessário apresentar em nome do titular com o qual reside: um comprovante de residência (original e cópia) e uma declaração de residência assinada pelo titular, garantindo que o requerente reside naquele domicílio.

 

Na hora de dar entrada no seu processo, começar a preparação e realizar os exames necessários. Neste momento será realizada:

– A digitalização de documentos e captura da foto do condutor;

– O candidato deverá se dirigir a uma agência bancária para efetuar o pagamento das taxas;

– Você irá realizar os exames Médico e Psicológico no local, horário e data agendado;

 

2º PASSO – Matricular-se em uma Autoescola para ter aulas teóricas (que serão explicadas pelo centro) e fazer a prova teórica, que deverá ser agendada pelo próprio CFC.

 

Após ser aprovado na prova teórica, você deverá fazer aulas de direção, também em um CFC, que também se encarregará de marcar a prova prática.

 

        OBS: Vá para a prova prática quando estiver seguro e tranquilo ao volante. Caso sinta necessidade, converse com o CFC para realizar aulas extras até você se sentir bem e confiante para o exame.

 

Após aprovado em todos os exames e respeitado o prazo do processo (12 meses), o candidato receberá a permissão para dirigir.

Ah, você não receberá a sua CNH definitiva no fim do processo da primeira habilitação. Você receberá a permissão para dirigir e para que você possa ter direito a sua CNH definitiva, você não poderá ter cometido, no prazo de 1 ano, nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Após cumprir o tempo e os requisitos necessários, você poderá dar entrada na retirada da sua CNH definitiva.

Para isso, você deverá dirigir-se aos locais de atendimento do DETRAN da sua cidade, levar a documentação necessária (que você poderá saber entrando em contato na Central de Atendimento do DETRAN estadual), conferir o formulário e dirigir-se ao banco para efetuar o pagamento da taxa.

É importante destacar que quem quer tirar CNH categoria AB (carro e moto), o processo é praticamente o mesmo. A diferença é que o valor e que o candidato deverá ter aulas práticas e realizar prova prática de carro e moto.

 

    Serviços da Auto Escola *
    Unidade de Atendimento *