fbpx

A chamada Reciclagem Preventiva para motoristas profissionais está prevista na resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamentou o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os motoristas profissionais que, em um ano, estiverem próximos a completar 20 pontos na carteira, podem fazer um curso de Reciclagem Preventiva para evitar a suspensão do direito de dirigir.

O curso é opcional e pode ser feito pelo condutor que:

• Tenha a inscrição “exerce atividade remunerada” no verso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
• Seja habilitado exclusivamente nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) ou E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer);
• Tenha atingido de 14 a 19 pontos.

Conforme o motorista comete infrações, os pontos são computados em sua CNH. O acúmulo de 20 pontos acarreta a suspensão da CNH, ou seja, suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Com o Curso de Reciclagem Preventiva à Distância, o motorista tem a possibilidade de regularizar sua situação antes mesmo de uma suspensão e, desta forma, não ficar todo este tempo da penalidade sem dirigir.

Como funciona o Curso Online de Reciclagem Preventiva?

O curso de reciclagem preventiva é o mesmo já existente para condutores infratores que têm a CNH suspensa e é oferecido pelas autoescolas. Ele tem aspecto educacional e visa levar o motorista a rever seus conhecimentos e mudar a postura no trânsito, analisando temas como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros no trânsito e relacionamento interpessoal. Ao final, é preciso fazer uma prova de 30 questões e acertar pelo menos 21 (70%) para ser aprovado.

Para realizar seu curso,  o aluno, vendo que está próximo a estourar os pontos na certeira, precisa comparecer ao DETRAN para solicitar a abertura do processo de “RECICLAGEM PREVENTIVA DA CNH”.

Após providenciar a abertura do processo, ele deve levar a cópia do processo de matrícula a uma autoescola para a realização do curso de forma online.

Após a emissão da permissão, o condutor terá 15 dias para iniciar o curso e, a partir daí, 40 dias para terminá- lo.
Com o Curso Online existe maior autonomia para programar seus horários de estudo, não sendo necessário realizar as aulas na autoescola, apenas a prova teórica deve ser feita na unidade.

Na Autoescola Educamais, possuímos três unidades (Jabaquara, Conceição , Cursino), todas próximas so metrô.

De acordo com o Detran-SP, é possível pedir para fazer a reciclagem apenas uma vez a cada 12 meses. Desta forma, apenas se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes terá a CNH suspensa.

Ficou com alguma dúvida, a assista a este vídeo onde a gestora da Autoescola Educamais, Hiandra Furquim fala como é fácil se prevenir e não perder o direito de dirigir. => ASSISTIR O VÍDEO

Pontuação de Infrações:

Sete pontos para as gravíssimas, cinco para graves, quatro para médias e três para leves.

Consulte no site do Detran as Infrações de Trânsito

Segundo o CTB, também terá a CNH suspensa quem comete uma única infração gravíssima que tem como penalidade prevista a suspensão.

Fonte: Detran.sp