fbpx

Teve a sua carteira suspensa e precisa fazer o Curso de Reciclagem de CNH?

Neste artigo vamos te explicar como funciona a reciclagem quanto tempo dura e como você poderá voltar a dirigir… Confira! 

Nós sabemos que grande parte dos condutores, digamos, todos, temem multas, perder a carteira de motorista e serem obrigados a fazer o Curso de Reciclagem do DETRAN, não é mesmo? Mas se esta situação aconteceu com Você, se você foi notificado e sabe que precisará passar pelo curso, estamos aqui para mostrar que poderá voltar a dirigir, desde que cumpra as obrigações do órgão fiscalizador. Vamos lá!

O Curso de Reciclagem tem o objetivo de reeducar o condutor que tenha sofrido a penalidade de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH (em caso de motorista condenado judicialmente por delito de trânsito). Ele é obrigatório aos seguintes motoristas:

  • Quanto o condutor tiver suspenso do direito de dirigir veículos;
  • Quando condutor tiver sido condenado por algum delito de trânsito;

Normalmente, o mais comum são condutores que se veem obrigados a realizar o curso quando seu direito de dirigir é suspenso. Por isso, é normal que os condutores procurem o Detran quando já não podem dirigir por período determinado pela autoridade de trânsito.

Em resumo, a suspensão da CNH pode ocorrer quando o condutor atinge, dentro do período de 12 meses, a soma de 20 pontos na carteira, ou se cometer alguma das infrações consideradas autossuspensivas, ou seja, as que levam à suspensão de forma automática, independentemente da contagem de pontos na CNH.

A Reciclagem do Detran pode ser feita online ou presencial e tem como base matérias sobre direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito.

Caso esteja com a notificação em mãos, você deve se dirigir ao Detran de sua cidade e entregar sua carteira. Após ter passado pelo período de suspensão, você poderá procurar um Centro de Formação de Condutores de sua preferência, desde que, como nós da Educamais, seja cadastrado no DETRAN.

Qual é a duração do curso de reciclagem da CNH?

O curso de reciclagem do tem a carga horária de 30 horas/aula. Divididas em direção defensiva (8 horas), relacionamento interpessoal (6 horas), primeiros socorros (4 horas) e legislação de trânsito (12 horas). E pode ser feito online, como falamos.

Após a conclusão do curso o motorista receberá um certificado de dever cumprido. O próximo passo é agendar a prova presencial no próprio Detran. Para ser aprovado no teste de reciclagem do Detran o condutor precisa realizar a prova teórica e acertar, no mínimo, 70%, ou seja, 21 das 30 questões da avaliação.

Para maiores informações de matrícula, fale com uma de nossas atendentes ou preencha seus dados abaixo para entrarmos em contato.

    Serviços da Auto Escola *
    Unidade de Atendimento *

    Curso de Reciclagem Online

    O Curso de Reciclagem também poderá ser feito na modalidade AUTODIDATA, online e à distância. Neste caso, é necessário que o condutor já tenha entregue a cnh no DETRAN e já esteja cumprindo suspensão .

    Para realização da matrícula e liberação do site para estudo, o condutor deve entrar em contato com um CFC para realizar a matrícula e liberação do site para estudo.

    Feito o cadastro será passado para o candidato site, login e senha para estudo on line, após 5 dias de receber essas informações, terá que fazer o agendamento mediante as novas regras do DETRAN, abaixo:

    De acordo com o anexo VI da portaria Detran/SP 101 republicada em 03/03/16 que trata das novas regras para os cursos e aplicação das provas eletrônicas nos processos de renovação e reciclagem de condutores infratores, no item 2 – onde está escrito que “ A prova teórica monitorada deverá ser previamente agendada pelo CFC com prazo mínimo de quarenta e oito horas, em relação à data de conclusão do curso”, sendo assim, a partir do dia 07/03/2016 (segunda feira) as provas eletrônicas para os processos de renovação e reciclagem, só serão realizadas após prévio agendamento mínimo de 48 horas.

    Os condutores agendados poderão realizar a prova no dia agendado, respeitando as 48 horas mínimas que antecedem a prova e até 24 horas depois do agendamento. Se o condutor não comparecer no prazo para a realização terá que reagendar a prova respeitando o prazo mínimo de 48 horas.

    Preencha seus Dados Abaixo para que possamos começar o processo e você possa voltar a dirigir!

      Serviços da Auto Escola *
      Unidade de Atendimento *