fbpx

Quer saber como tirar sua carteira de motorista em São Paulo, sua tão sonhada CNH?

A gente faz 18 anos e aquele sentimento já nos incomoda (quero dirigir…), não é mesmo… Muitas vezes este sonho é adiado mais alguns ano, mas seja em qual época de sua vida que você vá tirar a carteira, com certeza muitas dúvidas vão surgir.

Para te ajudar, preparamos um passo a passo para demonstrar o caminho até sua tão sonhada habilitação.

1º. Passo – Pré-Cadastro
Primeiro, você deverá fazer sua inscrição junto ao DETRAN/SP. Ele pode ser feito em vários postos de atendimento ou no Poupatempo. Para isso, você vai precisar levar:

CPF;
Carteira de identidade;
Comprovante de residência recente.

2º. Passo – Inscrição
Você deverá comparecer junto à Educamais, analisar qual sua unidade preferida, Saúde, Jabaquara ou Paraíso, e levar os seguintes documentos:

CPF;
Carteira de identidade;
Comprovante de residência (recente).

Finalizado o contrato, processo da auto escola consiste em:

  • Exames médico e psicotécnico– Esses exames visam avaliar as condições físicas e mentais do candidato. A clínica para sua realização deverá ser credenciada junto ao DETRAN. Ao final dos exames, a clínica fornece um documento para ser entregue à Educamais que é anexado ao seu processo.
  • Curso teórico
    O candidato recebe aulas considerando todo o processo de habilitação em São Paulo: primeiros socorros, direção defensiva, defesa do meio ambiente, cidadania, noções básica de mecânica, legislação e sinalização de trânsito, entre outros assuntos. O curso contempla 45 horas/aula. Elas aulas poderão ser feitas de acordo com os horários de nossas turmas.
  • Simulador
    O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou recentemente novas mudanças para obtenção da CNH, entre elas, o fim da obrigatoriedade das aulas no simulador e a redução das aulas práticas para as categorias A e B. As novidades foram oficializadas por meio da Resolução Nº 778 publicada no Diário Oficial da União em 17 de junho e começam a vigorar a partir de setembro de 2019.
  • Exame teórico
    O exame teórico é realizado no DETRAN/SP, após a aprovação do candidato nos exames médico e psicotécnico e após a conclusão do curso teórico. O teste inclui 30 questões de múltipla escolha. Para a aprovação, é necessário que você acerte no mínimo 70% das questões.
  • Curso Prático
    Para a categoria B (carro), o curso prático exigido pelo DETRAN/SP contempla 20 aulas práticas de direção veicular (podendo 5 serem feitas em simulador), com duração de 50 minutos cada e para Categoria A (moto) com 20 aulas práticas com duração de 50 minutos cada (obrigatório uma noturna). As aulas são ministradas pelos instrutores da Educamais.
  • Exame prático
    Após a conclusão das aulas práticas, o candidato deverá realizar uma prova prática, sendo que para categoria B (carro) inclui provas de baliza, percurso e aclive; e para categoria A (moto) inclui: percurso pré-estabelecido em que o aluno testa as suas habilidades em estágios como o “oito”, cones e rampa de equilíbrio.

 

Sendo aprovado, sua carteira deverá chegar na autoescola em 15 dias.

Por fim, aqui vai uma última dica: Caso você não passe em qualquer dos exames necessários, você poderá refazer. Mas, neste caso, será cobrada uma taxa de remarcação conforme a tabela vigente.

Gostou do artigo? Compartilhe com aquele amigo que está pensando em tirar a carteira.

E qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos canais abaixo!